domingo, 16 de outubro de 2016

Horário de verão

Horário de verão é a prática de adiantar os relógios em uma hora durante os meses do verão, com o objetivo de fazer com que a luz do dia seja experienciada também durante o início da noite, enquanto sacrificando o horário normal do nascer do sol. Tipicamente, a população de regiões que adotam a medida, avançam uma hora próximo ao início da primavera e retornam para o padrão no outono.

O Horário de verão (2016) começou aqui nos Estados Unidos dia 13 de Março, onde os relógios foram  adiantados em uma hora, a partir das 2am.  A alteração no horário, será até o dia 6 de novembro de 2016.  Com a mudança, o horário oficial brasileiro terá apenas uma hora de diferença para o horário aqui da Flórida (Eastern Time). No restante dos EUA, apenas os estados do Arizona e do Havaí e os territórios de Porto Rico, Samoa Americana e Ilhas Virgens não adotam o sistema.

Embora não seja usado na maioria dos países, o horário de verão é comum no mundo ocidental .       







                                                                    Azul- Usado
Laranja - Usado anteriormente
Vermelho - Nunca usado

O horário de verão contribui para reduzir o consumo de energy, mas a medida só funciona nas regiões distantes da linha do equador, porque nesta estação os dias se tornam mais longos e as noites mais curtas. Porém nas regiões próximas ao equador, como a maior parte do Brasil, os dias e as noites têm duração igual ao longo do ano e a implantação do horário de verão nesses locais, traz pouco ou nenhum proveito. Contudo, seu maior efeito é diluir o horário de pico, evitando assim uma sobrecarga do sistema energético. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), "O Horário de Verão tem como objetivo principal a redução da demanda máxima do Sistema Interligado hNacional no período de ponta. Isso é possível, pelo fato da parcela de carga referente à iluminação ser acionada mais tarde, que normalmente o seria, motivada pelo adiantamento do horário brasileiro em 1 hora. O efeito provocado é de não haver a coincidência da entrada da iluminação, com o consumo existente ao longo do dia do comércio e da indústria, cujo montante se reduz após as 18 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário